Recentemente descobri dentre minhas tralhas guardadas uma placa de uma TV Box antiga minha. Apesar de não ter mais a sua carcaça, acredito ser um modelo MXQ 4k.
Essas TV Box são bastante populares no Brasil, costumam ter sistema operacional baseado em Android e servem para prover funcionalidades extras à televisões simples HDMI ou até mesmo aquelas de tubo, usando cabos P3-RCA.
Apesar de possuir um hardware simples para um sistema leve baseado em Android, as placas ainda sim são bastante capazes. Este modelo em específico possui o chip Rockchip RK3228A, que contém um processador ARM de 4 núcleos (4x ARM Cortex-A7
@ 1,2 GHz), além de 1 GB de memória RAM DDR3 e 8GB de memória NAND.
Sabendo disso, decidi me aventurar e pesquisar se alguém já havia feito algo similar, e como já deveria esperar, devido a popularidade dessas placas, muitas pessoas já fizeram o procedimento, que inclusive é muito bem documentado no fórum oficial do Armbian.
Para começar o processo, precisei de um cartão de memória com espaço suficiente para a imagem do Armbian, que pesa pouco menos de 2GB. Tendo o cartão em mãos, você irá precisar de baixar e extrair a ferramenta Multitool. Após extrair o Multitool, você terá um arquivo multitool.img, este arquivo deverá ser gravado no cartão de memória usando algum programa como o balenaEtcher por exemplo. Após gravar a imagem insira o cartão de memória em sua TV Box e espere pelo boot – Pode demorar um pouco na primeira vez, pois ele precisa redimensionar a partição no cartão de memória. Após carregar o multitool, você pode fazer um backup da imagem atual do sistema, caso queira restaurá-la posteriormente.

Após rodar o Multitool pela primeira vez, desligue a TV Box e remova o cartão de memória. Coloque-o novamente no computador e grave a imagem .img Armbian desejada na pasta images. As imagens mínimas (apenas linha de comando) podem ser baixadas no GitHub, observando a variante adequada (no meu caso rk322x). Outras versões que já vem com interface gráfica XFCE ou i3 WM podem ser encontradas no arquivo de imagens.
Agora para instalar o Armbian na memória da placa, você deve executar o Mulitool novamente, e usar a opção “Burn Armbian image via steP-nand“. A documentação oficial indica que apenas imagens usando o kernel legado (imagens marcadas como legacy) funcionam na memória NAND, porém o arquivo onde havia hospedado essas imagens foi retirado do ar recentemente. Neste caso recomendo que procurem uma imagem usando o kernel legado ou arrisquem testar o kernel atual (marcado como current).

Após gravar a imagem, desligue a TV Box, remova o cartão de memória e a ligue novamente. Após alguns segundos você deverá começar a ver alguma ação de boot e, após mais algum tempo, deverá ver uma tela com um prompt de configuração.

No meu caso, as informações do prompt se misturaram um pouco com algumas mensagens do kernel, mas anda que impedisse o seguimento do processo. Basta ler as informações na tela para identificar qual etapa da configuração você está inicialmente, e então seguir os prompts normalmente. Após configurar nome de usuário e senha, o sistema deverá iniciar a interface gráfica escolhida.

Após iniciar o sistema, você deverá rodar os comandos sudo rk322x-config e armbian-config para configurar o hardware e o sistema respectivamente. Recomendo altamente fazê-lo imediatamente após a instalação.
Apesar do desempenho em meus testes não terem sido dos melhores, a placa se mostrou completamente capaz de rodar num desempenho aceitável o sistema. Além disso a documentação indica que o kernel atual (current) suporta aceleração 3D e decodificação de vídeo por hardware.
O hardware em geral, apesar de modesto, deve ser capaz de rodar aplicações simples, como Firefox, LibreOffice ou até mesmo alguns emuladores de jogos retrô.
